sábado, 9 de maio de 2009

De repente, informações, que eu não busquei por iniciativa própria, estão aparecendo para confirmar o que anda na minha cabeça. Achei em Virtual Canuck, um comentário e um link sobre um estudo recente um modelo de implementação de blogs na educação formal: An empirically grounded framework to guide blogging in higher education .



O estudo, feito por Kerawalla, L., Minocha, S., Kirkup, G., & Conole, G. é bastante interessante e vem confirmar que é vã minha esperança de utilizar blogs informalmente para promover leitura crítica em pessoas sem acesso à educação formal. O artigo em questão descreve um modelo de implementação do uso de blogs em um curso de mestrado. Embora os alunos pesquisados certamente tenham tido acesso à educação básica de qualidade, ainda há vários fatores para serem considerados para que os objetivos pedagógicos sejam alcançados, mostrando que o simples fato de ‘blogar’ não conduz automaticamente ao alcance das metas pedagógicas.

Chamou minha atenção uma citação a um outro autor, Burgess (p. 2), que diz que para ‘blogar’ de maneira eficiente, estudantes precisam desenvolver suas habilidades de pensar e atuar criticamente e criativamente além de formar comunidades e redes de comunicação e colaboração. Isto confirma diretamente o que comentei em meu post anterior: certo nível de pensamento crítico precede e não resulta do ato de ‘blogar’ criticamente.

2 comentários:

Renato disse...

Realmente... mas afinal é para isso que estudamos não? Para entender a realidade além de nossas inferências.

O artigo é interessante. Especialmente por ser mais um framework (um arcabouço) do que uma fórmula. Até pq acho que seria difícil estimular o aprendizado mais complexo de forma muito padronizada não?

Inclusive, o texto já me deu uma boa idéia do que não funcionou em minha tentativa com blogs. De fato, instigar uma idéia de comunidade entre os alunos era o grande problema, a maioria deles não conseguia ir além do relacionamento aluno-professor, ignorando totalmente a relação aluno-aluno (ainda mais em EaD). A maioria simplesmente fez um blog para agradar professor.

Uma curiosidade, em termos em textos sobre high education frequentemente vejo o termo "reflexive learning" que parece se referir a esse aprendizado mais complexo, em níveis cognitivos mais altos, seria isso?

Renato disse...

Olá, obrigado pelo aviso já corrigi o link.