segunda-feira, 2 de junho de 2008

Li ontem um artigo de Stephen Downes de 2003 sobre ‘copyrights’ e sua relação com a ética. O assunto me interessa devido ao grande impacto que tem sobre o desenvolvimento de cidadãos. Está diretamente relacionado ao livre acesso a produtos educacionais e culturais. Também se relaciona com diferenças culturais, com distribuição de renda e com a possibilidade de ter seu trabalho (e você, por extensão) exposto a opiniões diferentes das suas. Está intimamente ligado à questão do controle de outros. Precisa dizer mais alguma coisa?

Como de hábito, tendo a concordar com Downes, ao mesmo tempo que mantenho minhas restrições. Entre outras coisas, ele diz que vê ‘copyright’ como um abrigo para os ladrões, dando a estes a permissão de tomar posse de idéias livremente publicadas na internet. Pior: dá a esses “ladrões” os meios de entrar nesse espaço livre e público chamado internet, levantar cercas e dizer, “Isto é meu.”, se apropriando de uma rede feita para a livre troca de idéias, convertendo-a em um sistema particular de publicações. Acho que Downes tem toda razão nesse aspecto. O que me incomoda é o fato de que advogar contra ‘copyrights’ é advogar contra a lei. Sou então colocada em um dilema: como educadora que prega o desenvolvimento de cidadãos, será que eu não deveria me colocar contra uma lei que impede ou limita o acesso daqueles que mais precisam à educação? Mas, por outro lado, desenvolvimento e democracia não devem se basear no respeito às leis?

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal descobrir um blog brasileiro sobre e-learning. Acho que ainda estamos meio tímidos em termos de produção aberta. :-)

Interessante o seu artigo, principalmente nestes tempos bicudos em que a cultura copy & paste se espalhou como praga pelo ambiente acadêmico. Inclusive vi que uma professora apresentou uma metodologia para detecção de plágio que me deixou curioso.

No mais, em termos de EaD acho a questão de autoria algo complicado. Como fica o direito autoral dentro de uma área que é tão multidisciplinar?

Anônimo disse...

Uma grande curiosidade, estou pesquisando universidades no Reino Unido para continuar meus estudos na área em um mestrado(estou terminando uma especialização em EaD).

Meu foco é trabalhar em mídias e tecnologias com foco em educação. Você teria alguma sugestão de instituição?

Anamaria Camargo disse...

Renato,
Eu trabalho para a University of Hull(http://www.hull.ac.uk) dando um módulo justamente do Mestrado em eLearning (http://www.hull.ac.uk/CES/courses/post-graduate/taught/medelearning/index.html). Talvez seja o que você está procurando. Escreva pra o meu email anamaria_ncamargo@hotmail.com para que eu possa te dar informações mais detalhadas. Posso também te dar acesso ao ambiente atualmente utilizado. Escreva pra mim que eu te explico melhor.

Desculpe, não estou conseguindo uasr os tags HTML :(