segunda-feira, 12 de maio de 2008

Onde estão os bons cínicos?

Estava lendo o blog de Donald Clark sobre como nossos comportamentos supostamente têm se tornado públicos e comecei a pensar sobre mim mesma. Venho tentando lutar com uma tendência minha de combater a ‘transparência pessoal’. Minha necessidade de velar minha vida, meus hábitos e meus gostos. Meu desconforto (desprezo) por me tornar aberta demais para o mundo, facilmente ‘encontrável’, pública demais. Mas, sou uma educadora da área de e-Learning; preciso ter uma Anamaria pública, acessível online. Preciso socializar, compartilhar, aprender, network… Até agora, parece que o preço que venho pagando é bastante razoável, considerando-se o quanto eu já aprendi (tomara que tenha ajudado outros a aprender também) Por isso, eu escrevo blogs (em inglês e este em Português), estou no Facebook e no Orkut e no SCoPE. Leio com enorme prazer alguns edubloggers que passei a admirar. Mas, de vez em quando, uma suspeita me vem à mente… Quão público ou aberto é esse mundo que passei a freqüentar, e eventualmente para ele contribuir? Claro que não ignoro o fato de que ele seja acessível a qualquer um com acesso à internet. Eu me refiro a ser aberto em termos de prover opiniões diversas com as quais eu não concorde de imediato. Quão transparente é um mundo onde todos os seus habitantes aparentemente têm os mesmos valores e opiniões básicas sobre educação e aprendizado? Lógico que qualquer um pode discordar, e, na verdade alguns o fazem, mas, no geral, ainda me sinto protegida por uma comunidade de iguais aconchegante e muito parecida com as da minha vida privada. Será que eu não deveria estar aberta e transparentemente fazendo meu ‘network’ com aqueles cujas opiniões eu não endosso? Achei particularmente interessante uma frase de George Siemens em seu elearnspace que diz que é sempre bom ter alguns bons cínicos por perto. Um pouco como o nosso Nelson Rodrigues. Afinal, onde estão os bons cínicos da edublogosfera? Será que terei que procurar por eles no obscuro e privado mundo offline?

5 comentários:

marcia adriana disse...

Olá, cá estou nova/te!
Bem, acho dá pra ter uma vida privada e aqui na net ter uma vida pública, é preciso , claro, ter bom senso . Onde estão os bons cínicos? Bem, nas comunidades sobre educação tenho visto q a maioria dos membros concordam entre si, e há mais mesmo é uma troca de informações muito importantes. Debates ou confronto de idéias eu não tenho visto em comunidades desse tipo. Se não foi bem isso q vc quis dizer, me diga q logo volto por aqui. Abç!

Anamaria Camargo disse...

Oi, Marcia. Foi exatamente isso que eu quis dizer. Eu gosto muito das comunidades sobre educação; de fato são extremamente informativas. Mas, às vezes desconfio um pouco de tanta unanimidade. Beijos e apareça :)

marcia adriana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcia adriana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcia adriana disse...

Bom Anamaria, acho q então depende de quais as comunidades q vc está
visitando. Tem algumas sobre educação por exemplo q são total/te
contra educação à distância, nessas creio q sua participação será muito proveitosa. Mais proveitosa ainda será sua participação nas
comunidades intituladas de "pedagogia", pois nessas os assuntos são
muito mais variados q nas comunidades de educ à dist especifica/te. Vc q tem experiência na área poderá levantar bons debates, acredito. Se
vc já participa ou vier a participar de alguma me informe por favor, pois eu gostaria de acompanhar. Abrç!

> 14 de Maio de 2008 12:10